A curta-metragem “Bunker ou Contos que Ouvi Quando o Mundo Caiu”, do jovem realizador abrantino João Estrada, estreia-se em televisão esta quinta-feira à noite, 3 de março, passando no programa Cinemax Curtas na RTP2 a partir das 00H45, repetindo domingo à noite, 6 de março, pelas 01H15. Esta curta tem merecido diversos prémios e destaques nacionais e internacionais, integrando a seleção oficial de múltiplos festivais e mostras de cinema.
Em 2020 arrecadou o Prémio Melhor Filme português no Fantasporto e o prémio Best Student Film no Berlin Sci-Fi Filmfest. Em 2021 venceu na categoria de Cinema na Mostra Nacional de Jovens Criadores 2021, o prémio “Leviathan de Ouro” para melhor curta-metragem, no L.A. Sci-Fi & Horror Film Festival, e recentemente alcançou o prémio BEST SHORT na 1ª edição do festival de cinema ‘HORROR UNLEASHED’ no Porto.
Tem estado nomeado e tem sido finalista um pouco por todo o Mundo, e a ser distribuído pela Querelle Films.

O filme, que conta com realização e produção de João Estrada, e parceria deste no argumento com Diogo Caetano, tem a particularidade de ser a irmã do realizador, Maria Estrada, a jovem protagonista Mariana, integrando o elenco juntamente com os atores António Capelo, Maria João Abreu, Irene Cruz, Diogo Lagoa da Costa, Miguel Vieira e José Neto.
A curta-metragem conta a história de um “mundo poluído pela radiação atómica” onde apenas “cinco sobreviventes encontram refúgio num abrigo subterrâneo”. Porém, “a súbita descoberta de um raro e milagroso medicamento irá semear a discórdia dentro do grupo”.
“Quando um deles descobre uma dose individual de KB-LB, que supostamente daria imunidade a quem o tomasse, o grupo tem que decidir quem merece os benefícios do medicamento, escapando a uma inevitável morte lenta. A necessidade da escolha desperta o que há de pior em cada um dos membros do grupo, à exceção de uma velha senhora, que se esforça por manter a razão e proteger a protagonista desta história, uma criança chamada Mariana, que sonha em encontrar um sítio melhor…”, pode ler-se na sinopse.