A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) adquiriu um novo veículo com tanque de grande capacidade (3500 litros) para a corporação, num investimento de 150 mil euros que será inaugurado no dia do aniversário dos Bombeiros de Abrantes a 19 de maio.

Trata-se de um “veículo florestal de combate a incêndios, todo o terreno de grande capacidade, foi adquirido através do programa Portugal 2020” com a comparticipação da AHBVA em 50 mil euros, explicou o presidente da Associação, João Furtado, ao mediotejo.net.

A viatura servirá para melhorar a capacidade de resposta dos bombeiros de Abrantes no combate aos fogos florestais no concelho e noutras solicitações operacionais e de apoio à proteção civil.

“Destina-se ao próximo verão. Vai ser estreado e inaugurado no quinto aniversário e esperamos que faça a diferença” nomeadamente “com a equipa de combate permanente, que se junte a parte humana com a parte material e se consiga ter um resultado mais eficaz”, referiu o presidente.

Este nova viatura, orçado em cerca de 150 mil euros, é “o nono de um conjunto de veículos deste tipo. Este é novo e tem características de potência e de capacidade de água superiores aos outros. Um reforço da frota já existente com uma capacidade de mobilizarmos em simultâneo oito veículos de grande capacidade”, conclui João Furtado.


Discover more from Médio Tejo

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

A sua formação é jurídica e a sua paixão é História mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 à cidade natal; Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Entre na conversa

2 Comments

  1. Peço desculpa pela minha intromissão mas os veiculos dos Bombeiros têm designações próprias de acordo com as suas caracteristicas e as suas funções. Um Veiculo Tanque é uma viatura com uma certa capacidade de água, normalmente mais de 8.000 litros e até aos 30.000 mil ou mais. Um Viatura Florestal de combte a incêndios tambem tem um tanque que normlamente não ultrapassa os 3.500 litros até porque tem mais mobilidade para o combate. Estão a ver porque é que estou a escrever isto. Num lado chamam-lhe veiculo tanque e no outro, na mesma noticia, chamam-lhe viatuaria florestal de combate a incêndios que é isso mesmo que ela é. Descupem qualquer coisinha.

Deixe um comentário

Leave a Reply