A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes abriu as inscrições para os cursos de RVCC académico e profissional destinados a todas as pessoas que queiram reconhecer e validar as suas habilitações e competências. O RVCC Profissional terá dois cursos, um de Bombeiro (nível 2) e outro de Técnico de Proteção Civil (nivel 4).

A AHBV de Abrantes, enquanto Entidade Formadora Certificada, estabeleceu uma parceria com os Centros Qualifica, nomeadamente, o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Tomar (pólo de Abrantes), com a Competir-Formação e Serviços SA (Torres Novas) e com o Instituto Vaz Serra, Sociedade de Ensino Cultura e Recreio (Sertã) com o objetivo de promover os cursos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) em todas as suas vertentes.

O Sistema Nacional RVCC reconhece e valida saberes e competências adquiridas ao longo da vida, atribuindo ao adulto uma certificação de nível básico ou secundário. Dará equivalência ao 9º ou ao 12º ano de escolaridade e destina-se a todos os cidadãos.
Este curso decorrerá nas instalações da AHBV de Abrantes e será assegurado pela Competir, em horários a combinar com a instituição.

O RVCC Profissional tem em vista a melhoria dos níveis de certificação profissional dos adultos com 18 ou mais anos de idade que não possuam qualificação na sua área profissional, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

Este curso proporciona uma habilitação de nível 2 (9º ano) ou nível 4 (12ºano) de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações. A certificação pode ser total ou parcial, obtendo o Certificado de Qualificações Escolar e/ou Profissional e o Diploma Escolar e/ou Profissional de nível 2 ou 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

No âmbito do RVCC Profissional, a AHBV de Abrantes proporcionará o curso de Bombeiro (nível 2), cujos requisitos são ter o 9º ano escolaridade e o curso de Técnico de Proteção Civil (nível 4), sendo os requisitos o 12º ano de escolaridade.

Tendo em conta que decorre a Fase Charlie, no âmbito dos incêndios florestais, foi acordado com as duas instituições que os cursos de RVCC profissional só terão início após o dia 30 de setembro do corrente ano.

As aulas decorrerão nas instalações da AHBV de Abrantes nos horários ainda a acordar com os Centros Qualifica.

 

Gisela Oliveira

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.