A Biblioteca Municipal de Abrantes vai promover um tributo online a António Botto, poeta natural de Concavada e que dá nome a este equipamento cultural, no dia 17 de agosto, às 18h30.
O momento dedicado ao poeta Botto é constituído pela apresentação de um vídeo com realização e interpretação de Carla Dias, performance musical de Hugo Sampaio e produção de Laranja de Voar – Mediação Cultural/Artística, Educação Patrimonial e Turismo Criativo e Biblioteca Municipal António Botto.
Carla Dias é professora do Curso Profissional de Artes do Espetáculo na Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes.
Hugo Sampaio foi professor na EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e tem um longo percurso pelos palcos ligado à música e à dança. No seu recente trabalho discográfico, presta homenagem a António Botto, tendo obtido autorização da família do poeta abrantino para musicar um dos seus poemas.
António Tomás Botto (1897-1959) nasceu em Concavada, no concelho de Abrantes. Trabalhando o pai nos “barcos de água” é natural a sua intimidade com o Tejo e a sensibilidade à natureza que revela nos seus poemas. Foi dramaturgo e contista infantil e foi o primeiro poeta português a abordar o amor homossexual.
A Biblioteca Municipal António Botto continua a apresentar a sua programação regular apenas em formato digital, devido às medidas de precaução por causa da covid-19.
O tributo terá transmissão de vídeo nos canais digitais do município, nomeadamente no Facebook, no Youtube e o no site (cm-abrantes.pt), na área das bibliotecas.
A programação de agosto está disponível para consulta em http://www.bmab.cm-abrantes.pt/