O CEHLA – Centro de Estudos de História Local de Abrantes, vai promover esta quinta-feira, dia 30 de novembro, a partir das 10:00, na Bibllioteca Municipal António Botto, em Abrantes, a 15.ª edição das Jornadas de História Local.
O primeiro painel do programa terá inicio às 10h00 e começará com uma “Abordagem ao Turismo Patrimonial e Desenvolvimento Local na sub-região do Médio Tejo – o projecto MovTour,”. A intervenção estará a cargo de Luís Mota Figueira, do Instituto Politécnico de Tomar.
Às 11h15, António Matias Coelho falará de “Camões, um jovem de olhos no Zêzere” e maia hora depois Carlos Almeida e
João Carlos Soares falarão da Igreja Matriz de Sardoal.
O painel da manhã termina às 12h15 com a intervenção de Andreia Domingos sobre o Centro Geodésico de Portugal – Vila de Rei.
As jornadas prosseguem no período da tarde, às 15h00, com uma dissertação sobre “Os Azulejos da Igreja Matriz de Mação: a singularidade da sua Árvore de Jessé”, por Amândio Mateus e Mário Tropa.
Às 15h30, Fernando Freire falará sobre a Igreja Matriz da Atalaia – Vila Nova da Barquinha e a seguir, às 16h30, Filomena Gaspar e Gustavo Portocarrero falarão sobre os “Novos dados para a História do Castelo de Abrantes.
O dia termina com uma intervenção sobre o Castelo e Núcleo Museológico de Belver, por Catarina Simões, e com a apresentação do n.º 30 da Revista de História Local Zahara.