Municípios portugueses assinam protocolo com Proteção Civil e Liga dos Bombeiros. Foto: DR

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Abrantes está a completar cinco anos de existência e para celebrar a efeméride realiza este sábado, dia 19 de maio, uma cerimónia no seu Quartel, durante a qual apresentará os dois novos veículos e a Equipa de Intervenção Permanente. Na ocasião atribuirá também medalhas e menções honrosas aos sócios fundadores da Associação.

“Olhando para trás, o balanço que fazemos é muito positivo. Na altura foi necessária alguma ousadia para abraçarmos um projeto desta envergadura, mas agora congratulamo-nos com os resultados obtidos”, disse o presidente da Direção, João Furtado Pereira, em declarações ao mediotejo.net.

Na cerimónia do próximo sábado será apresentado o Veículo de Apoio Logístico (VAL 05), oferecido pela Câmara Municipal de Abrantes. Esta viatura tem capacidade de transporte de 36 mil litros de água, um monitor e duas bombas para abastecimento de outros veículos.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Abrantes, António Manuel Jesus, “este será um veículo de apoio ao combate de qualquer tipo de incêndios, principalmente os florestais. A galera pode trabalhar em conjunto ou em separado. A viatura poderá também fazer o transporte de água às populações, caso haja necessidade”, explicou o comandante.

A outra nova viatura é um Veículo Florestal de Combate a Incêndios, financiado pelo Portugal 2020, ao abrigo do Aviso POSEUR-10-2016-51, relativo à “Redução de Incêndios Florestais”.

Na cerimónia do 5º aniversário da AHBV será também apresentada a Equipa de Intervenção Permanente, constituída por cinco bombeiros e que iniciará funções no dia 1 de junho.

“Trata-se de uma equipa que reforça a primeira intervenção, com missões diferenciadas. Os cinco Bombeiros que a constituem cobrem todas as valências, uma vez que integra motoristas de veículos pesados, Tripulantes de Ambulâncias de Socorro (TAS), Grande Ângulo e Mergulho. Será uma equipa que irá aumentar a capacidade do corpo de Bombeiros”, explicou o presidente da AHBV.

Com um Corpo de Bombeiros centenários, a AHBV de Abrantes surgiu em 2013 após terem sido extintos os Bombeiros Municipais.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.