O MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, instalado no Convento de S. Domingos, em Abrantes. Foto: CMA

Abrantes promove atividades no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, e ao longo de três dias – 17, 18 e 19 de maio – todas as visitas guiadas e entradas serão gratuitas nos museus do concelho de Abrantes, devendo os interessados efetuar marcação através do e-mail museusdeabrantes@cm-abrantes.pt

A primeira atividade ocorre na tarde de quarta-feira, dia 17 de maio, pelas 18h00, e terá lugar nos claustros do Convento de S. Domingos, agora ocupado pelo Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA). Com entrada gratuita mas carecendo de inscrição obrigatória (e-mail: museusdeabrantes@cm-abrantes.pt), a iniciativa “São rosas, senhores” andará entre a História e a Botânica, abordando as espécies de plantas e flores foram plantadas no claustro e o seu porquê, além do papel e importância das mesmas nos jardins dos conventos. Também se recuará no tempo, lembrando o jardim aquando da fundação do primitivo convento abrantino.

As comemorações prosseguem na quinta-feira, 18 de maio, dia em que se assinala efetivamente o Dia Internacional dos Museus, com entradas gratuitas em todos os espaços da rede de Museus de Abrantes (Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, Panteão dos Almeida e quARTel – Galeria Municipal) e com promoção de visitas guiadas.

10h – MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (Tramagal) e Panteão dos Almeida;
15h – Visita guiada pelo artista Pedro Gouveia à sua exposição “Pedro e os Outros” no quARTel – Galeria Municipal.

Na sexta-feira, dia 19, os claustros do MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, no Convento de S. Domingos, serão o palco do espetáculo “Fantasia Lírica”, a duas vozes. A partir das 22h00, e ao longo de 45 minutos, decorrerá um espetáculo que irá cruzar as árias tradicionais com valsas, canções emblemáticas e até o fado, passando por óperas bem conhecidas como La Traviata, La Bohème, Carmen ou Romeu e Julieta.

A entrada no espetáculo tem um custo de 3 euros, podendo os bilhetes ser adquiridos na receção do MIAA e haverá lotação para 200 pessoas.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *