Foto: DR

A primeira edição do Festival Mourisco realiza-se nas Mouriscas entre esta sexta-feira, dia 26, e o próximo domingo, dia 28, prometendo um regresso aos séculos X e XI com a ajuda voluntária da comunidade escolar, coletividades e comerciantes.

Ao longo de três dias a freguesia transforma-se no povoado do período Al-Andaluz onde árabes e cristãos conviviam, partilhado com os visitantes através de zonas de espetáculos e de atividades lúdico-pedagógicas, áreas de restauração e mercadores e os acampamentos cristão e mouro.

O festival começou às 14h00 de sexta-feira e prolonga-se até às 23h30 de domingo, com ponto alto nas recriações históricas da chegada da caravana moura, no dia 26, do ataque às mouras, no dia 27, e da união das duas culturas, no dia 28. Durante o fim-de-semana, o povoado ganha vida a partir das 11h00 e regressa ao século XXI à uma da manhã de sexta-feira e sábado.

Esta “viagem histórica” à época da Reconquista Cristã resulta do projeto apresentado por Amadeu Bento Lopes no âmbito do Orçamento Participativo de Abrantes de 2016, em que conquistou o segundo lugar, e envolve um investimento global na ordem dos 60.000€.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *