A Praça Barão da Batalha, no centro histórico de Abrantes, volta a ser palco do Festival Internacional de Folclore (FIF), uma iniciativa que já segue para a sua terceira edição e que é organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos. O FIF está de volta no dia 7 de setembro, pelas 21h30, e a entrada é livre.
Em Abrantes estarão grupos de diversos países, desde Itália, Costa Rica e Polónia, juntando-se ao Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego, o Rancho de Casais de Revelhos, o anfitrião da iniciativa.
Estarão presentes o “Gruppo Folk Sant Mateu Tzaramonte Chiaramonti”, Itália; “Agrupación Folclórica Siwö’ Coronad”, Costa Rica; “Zespół Pieśni i Tańca SILESIANIE”, Polónia; Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos e o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego, ambos do concelho de Abrantes.
A Câmara Municipal de Abrantes aprovou por unanimidade, a 22 de agosto, dar um apoio no valor 2.500,00€, para além de apoio logístico e sonoro.
O festival internacional conta também com o apoio da Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede na organização e com a colaboração da Junta de Freguesia do Pego e da rádio Antena Livre.
Com o objetivo de “promover e apoiar os seus grupos etnográficos”, a autarquia pretende também afirmar “através destes eventos internacionais as identidades regionais, as tradições e os usos e costumes locais”.