Abrantes acolhe 32 refugiados e disponibiliza Gabinete de Apoio ao povo ucraniano. Foto: mediotejo.net

O Município de Abrantes anunciou que vai receber nas próximas horas 32 refugiados vindos da Ucrânia, no mesmo dia em que disponibilizou uma Plataforma Municipal que inclui um gabinete de apoio ao povo ucraniano com o objetivo de acolher e integrar as pessoas provenientes daquele país.

A solidariedade é palavra de ordem, tendo o vereador Vítor Moura (PSD) afirmado também a sua disponibilidade, em reunião de executivo, para acolher quatro refugiados na sua própria casa durante os próximos seis meses.

ÁUDIO | VITOR MOURA, VEREADOR PSD CM ABRANTES:

A campanha de solidariedade, a abertura do Gabinete de Apoio e o anúncio da chegada dos primeiros 32 refugiados ucranianos a Abrantes foram temas abordados na reunião de executivo realizada esta sexta-feira, com o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, a dar conta do que se está a fazer para apoiar a comunidade ucraniana.

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES:

“Nós neste momento, com a nossa área social e sobre a égide da vereadora Raquel Olhicas, estamos a fazer um trabalho de articulação com a sociedade civil e as nossas instituições, criámos um gabinete específico, com uma linha de atendimento específico, para esta ação urgente, e neste momento aquilo que pretendemos fazer é conseguir articular todos os esforços que a comunidade está a fazer, quer na aquisição de bens para levar até à Ucrânia, quer na receção de pessoas”, disse Manuel Jorge Valamatos (PS), que explicou ainda o processo de acolhimento dos primeiros 32 refugiados.

“Através da Paróquia e do senhor Padre Castanheira, vamos receber já, e do processo que ele próprio está a liderar em articulação com os nossos serviços, 32 refugiados. Já nas próximas horas, nos próximos dias, e estamos obviamente preparados também com a sociedade civil, e com a nossa comunidade, para desenvolver ações tendo em vista conseguir acolher mais cidadãos que pretendam vir para Portugal e, em concreto, para Abrantes”, disse o autarca, dando ainda conta do trabalho que se está a fazer com a comunidade radicada em Abrantes.

“Como sabem existe uma comunidade ainda relevante, cerca de 40 pessoas de nacionalidade ucraniana, que vivem connosco há muito tempo, e sobretudo estamos também a dar a resposta necessária a eles e aos familiares desses cidadãos que já vivem em Abrantes, para os poder acolher. Portanto há aqui um esforço grande, quer da sociedade civil, quer das nossas instituições, por forma a criarmos as melhores condições de acolhimento e por sua vez também conseguir o maior número de equipamentos, quer de higiene, quer alimentares, quer de saúde, que possamos levar até à Ucrânia, neste momento em que este país precisa muito da solidariedade da Europa e nós, quer em Portugal quer em Abrantes, estamos disponíveis obviamente para ajudar em tudo aquilo que for possível”.

Manuel Jorge Valamatos destacou também a envolvência da sociedade civil, com uma capacidade de acolhimento de ucranianos que se está a alargar fruto da sua generosidade.

“Sim, nós temos várias instituições a disponibilizar infraestruturas para esse acolhimento e depois também temos muitos cidadãos em nome individual a fazerem precisamente quer casas de segunda habitação quer outras casas que têm disponíveis para poder fazer esse acolhimento. Obviamente que depois para além do acolhimento é preciso questões de alimentação, questão até de empregabilidade, é preciso um conjunto de questões burocráticas e nós estamos nesse tal gabinete na área do nosso domínio social a criar as melhores condições para dar todas essas respostas para que as pessoas se possam sentir aqui bem e seguras”, disse Valamatos, que elogiou o gesto do vereador do PSD em abrir a sua casa a refugiados ucranianos.

“É um exemplo extraordinário, temos muitos cidadãos a manifestar essa vontade de colaborar de ajudar, há muitas pessoas a juntarem-se em grupos informais, há pessoas a ligar-se às diferentes instituições, quer no âmbito das nossas paróquias, quer por exemplo a Santa Casa da Misericórdia, diferentes instituições, as Juntas de Freguesia que estão aqui também a fazer um trabalho extraordinário no âmbito da rede social, lá está, aqui liderado pela vereadora Raquel Olhicas e os presidentes de junta, as suas equipas, as nossas freguesias, todos estão-se a mobilizar e a encontrar ou a identificar espaços para podermos acolher as pessoas e também depois criar as melhores condições em todos os outros mecanismos necessários ao acolhimento destas pessoas”, concluiu.

O Município de Abrantes tem disponível desde hoje uma Plataforma Municipal, onde se inclui um gabinete de apoio ao povo ucraniano com o objetivo de acolher e integrar as pessoas provenientes deste país.  Esse gabinete está sediado no serviço de ação social da Câmara Municipal, na Rua Manuel Constâncio, e conta com a colaboração de um profissional luso-ucraniano, assim como de técnicos de ação social do Município.

Pretende-se com esta plataforma, que funcionará em interligação com a Rede Social de Abrantes, apoiar refugiados ucranianos ao nível do alojamento, alimentação, saúde, educação e todas as questões relacionadas com a empregabilidade.

Foram criados contactos específicos para a interação alusiva a esta temática:

Contacto do gabinete: 967426700

E-mail: abrantesunidapelaucrania@cm-abrantes.pt

 

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *