Carolina Baptista, natural de Abrantes, ilustrou o primeiro livro infantil do jovem escritor Fernando Gil Teixeira, natural do Fundão. A obra “O Bem de um Lobo”, tal como o título sugere dedicada ao lobo e à sua conservação, será lançada no final de maio deste ano.
Carolina Baptista, natural da aldeia de Sentieiras (Abrantes), desde pequena sempre se perdeu entre desenhos e tintas. Com o tempo, descobriu a magia do mundo digital. Tem 22 anos, e este é o seu primeiro projeto de ilustração infantil.
O livro traz a história de Joaquim, uma criança nasceu e foi criada numa aldeia onde se alimentava o ódio pelo lobo, onde este era perseguido e caçado. Tendo o pai como exemplo, queria também ele herdar-lhe a coragem e a força para participar nas batidas e perseguir esta espécie que ameaçava as suas ovelhas. Até que um dia, depois de se perder no bosque, tudo mudou. Um encontro inesperado mostrou a Joaquim que mesmo nas histórias com vilões, existem sempre pelo menos dois lados em cada história e duas formas de olhar as coisas. Joaquim entendeu então a importância de saber viver em conjunto e harmonia com todas as espécies e no papel que cada uma desempenha ou devia desempenhar na natureza e nos ecossistemas.
Após o lançamento oficial, que terá várias sessões na região de Abrantes, o livro poderá ser adquirido em alguns espaços da Covilhã, do Fundão e de Abrantes, e custa oito euros.
Para o autor “era uma obra necessária” já que, segundo Fernando Teixeira, “poucos são os materiais de comunicação para os mais jovens relativamente a estas espécies do nosso País, como é o caso do lobo ibérico”. Fernando Teixeira refere que “era importante criar um livro que, utilizando uma fábula, aproximasse os jovens do lobo de outra perspetiva que não a mais comum do lobo mau e temível, nomeadamente a sua importância para os ecossistemas serem mais completos e funcionais”.
Fernando Gil Teixeira tem 25 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e tem mestrado em Gestão pela Universidade da Beira Interior. Rendeu-se rapidamente ao mundo da comunicação e está envolvido no jornalismo regional e nacional desde os seus 15 anos, tendo já sido colaborador, membro de redação, cronista, editor e ainda diretor.
Conta com passagens pela Tribuna Desportiva, Rádio Cova da Beira, Diário de Aveiro, A Sul, Comunidade Cultura e Arte, entre muitos outros. Foi ainda diretor do Jornal Tribuna, da FDUP e colabora atualmente com o Jornal Fórum Covilhã e ainda com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior.
Apaixonado pelo reino animal e pela causa ambiental, é desde há 2 anos técnico de comunicação da associação Rewilding Portugal, com sede na Guarda, trabalho através do qual surgiu esta necessidade e gosto de comunicar com os mais jovens sobre estas temáticas e de as trazer para a ordem do dia. É ainda autor de outras duas obras, uma de poesia (Aqui entre nós…) e outra de ficção (Nas Teias do Poder). Participou ainda em diversas antologias de diferentes editoras nos últimos anos.

Carolina Baptista, natural da aldeia de Sentieiras (Abrantes), desde pequena sempre se perdeu entre desenhos e tintas. Com o tempo, descobriu a magia do mundo digital. Tem 22 anos, e este é o seu primeiro projeto de ilustração infantil.
Carolina Baptista é natural da aldeia de Sentieiras (Abrantes). Desde cedo, mostrou talento para o desenho, despertando a curiosidade de alguns familiares e amigos que pontualmente lhe começaram a pedir alguns trabalhos.
O seu percurso académico passou pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, onde se encontra a terminar a licenciatura de Arte e Design. Paralelamente, lançou o seu projeto “Carolina Oh-i-o-Art”, onde cria e divulga os seus trabalhos com especial foco em ilustrações de retratos.
Embora o livro vá para as livrarias apenas a 31 de maio, já se encontra em pré-venda e pode ser encomendado através de email para info.obemdeumlobo@gmail.com.