Foto: Mini e Meia Maratona de Abrantes

Segundo a organização participaram cerca de 400 atletas, divididos entre a Mini Maratona, Meia Maratona e caminhada, registando-se “a maior adesão em cinco edições já realizadas”.

Quanto aos vencedores, João Ferreira, que fez segundo lugar na edição anterior, concluiu a distância da Meia Maratona no tempo de 1:09:02, sobrepondo-se a Bruno Paixão, do Beja Atlético Clube (vencedor em 2016, 2017 e 2018) e José Sousa (CD S. Salvador do Campo).

No feminino triunfou a atleta Alexandra Oliveira, que repetiu as vitórias de 2016 e 2018, com um tempo de 1:25:52, à frente de Maria Pinto (União FCI de Tomar) e de Ana Rodrigues (Casa do Povo de Alcanena).

Na Mini Maratona, Bernardo Prazeres (Tramagal Sport União) terminou em primeiro, com o
tempo de 36:59, com Pedro Coutinho (Casa do Benfica em Abrantes) e João Plácido (Caracol Trail
Team) a chegarem nas posições seguintes.

Na mesma distância, destaque para Maria Santos (Run Tejo – Prevent Sprain) que alcançou o primeiro lugar, com o tempo de 48:18, com Sónia Ribeiro e Telma Azevedo (ambas da Casa do Benfica em Abrantes) a completarem o pódio.

Em balanço da iniciativa, na reunião de Câmara desta terça-feira, Luís Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes com o pelouro do Desporto, referiu que esta 5ª edição representou “a prova mais participada de sempre” desta iniciativa, com mais de quatro centenas de inscritos.

Enalteceu a organização, bem como as parcerias, caso da cooperação com a Casa do Benfica de Abrantes, e deixou registo para os mais de 150 voluntários nas ruas de Abrantes, sublinhando “o interesse que a modalidade tem vindo a despertar”.

Com múltiplas nacionalidades a competir esta “é uma prova que começa também a singrar no calendário da modalidade ao longo deste ano”, frisou o vereador.

Para além da articulação entre os serviços municipais e colaboração entre os mesmos, enalteceu ainda o trabalho de articulação com a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, com a PSP e com a Associação Humanitária dos Bombeiros de Abrantes.

Após o sucesso desta edição, está já agendada a do próximo ano para o dia 12 de novembro de 2023.

Todos os resultados da 5ª edição podem ser consultados em www.trilhoperdido.com


Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *