Proteção Civil. Foto: D.R.

No âmbito de um protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), a Câmara Municipal de Mação (CMM) e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Mação (ABVM) poderá ser ministrado um cTeSP em Segurança e Proteção Civil em Mação. As inscrições decorrem até dia 26 de agosto.

Um curso cTeSP é um Curso Técnico Superior de Especialização Profissional, criado pela Direção Geral de Ensino Superior. Trata-se de “um curso de Nível 5, conferindo o Diploma de Técnico Superior Profissional (reconhecido no quadro de qualificações)”, com a duração de 2 anos.

Com 120 ECTS (créditos), o curso é constituído por 3 semestres de aulas e 1 semestre em estágio, permitindo ingressar após o curso numa licenciatura, aprofundando conhecimentos.

O cTeSP em Segurança e Proteção Civil, segundo informação do IPT, permite “apoio à liderança em situações de emergência, prevenção e avaliação de riscos que permitem desenvolver atividades de segurança, proteção e socorro, para a articulação e implementação de planos estratégicos de ação no âmbito do SIOPS”.

O protocolo assumido entre as partes assegura que a CMM e a ABVM “devem assegurar ao IPT todos os meios que, estando nas suas disponibilidades, se revelem necessários ao desenvolvimento e lecionação do curso, designada, mas não exclusivamente, a cedência das suas instalações, o acesso e uso dos seus laboratórios e equipamentos, bem como o acesso a outros recursos didáticos, e o apoio logístico para a instalação de outros materiais e equipamentos que se revelem adequados”.

Já o IPT deve “assegurar os meios ao seu dispor que se revelem necessários a instrução do processo de alteração de registo do curso junto da Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos da lecionação do mesmo fora das suas instalações de ensino normais, em Tomar, designadamente, a junção e envio a DGES da documentação respetiva, a manutenção de todos os requisitos, incluindo o corpo docente, que justificaram a aprovação e registo do curso, bem como o seu know-how, nomeadamente, ao nível do ensino superior nas áreas de formação abrangidas”.

Por fim, a CM Mação “assegura o apoio adequado e necessário ao desenvolvimento ao curso, designadamente identificando as áreas onde se registe necessidades de formação e qualificação na região municipal e participando ativamente na divulgação junto dos seus munícipes e do tecido empresarial local, desta nova oferta formativa no concelho, bem como o apoio na deslocação dos formandos as instalações do IPT sempre que necessário e tal se justifique”.

Mais informações em http://www.ctesp.pt/seguranca-e-protecao-civil, ou através do email spoc@ipt.pt e do telefone 249 328 216.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.