Apaixonado pelo desporto, turismo e bicicletas, Filipe Oliveira, de Bemposta, Abrantes, começou hoje a percorrer sozinho a mítica Estrada Nacional 2 (EN2), a estrada que liga o norte ao sul de Portugal, com o quilómetro zero em Chaves, e a chegada a Faro, 738 quilómetros depois.
“Gosto de andar de bicicleta e esta aventura vai permitir que eu conheça por dentro a nossa EN2, que é assim como a famosa ‘route 66’ nos Estados Unidos, aliando o prazer da descoberta ao pedalar. Parti de Chaves às 6:30 da manhã, sem stress, porque não estou em competição. A viagem é para durar 7 dias, à razão de 100 km/dia, e vou parar para desfrutar das cidades e localidades por onde vou pernoitando”, contou ao mediotejo.net este gestor e associativista de 36 anos, ao início da noite, e já depois de chegar a Lamego.

Filipe Oliveira, que também é presidente da direção da Sociedade Recreativa e Musical de Bemposta (SRMB), parte sozinho de bicicleta para esta aventura, apesar dos convites aos amigos mais próximos, mas tem um carro de apoio para esta maratona turística em bicicleta. Hoje pedalou 5 horas e 43 minutos depois de partir de Chaves até Lamego, percorrendo 103 Km. Amanhã a etapa só pára em Santa Comba Dão.
“No carro de apoio segue a minha mulher (Maria Oliveira) e uma amiga, a vizinha Marta Teles, que acompanham e aproveitam para desfrutar turísticamente da EN2 e desta estrada que liga Chaves a Faro. O meu companheiro de viagem em bicicleta é militar (Edgar Fortuna), já foi comigo a Santiago de Compostela, mas ficou de serviço e não pode vir. Os outros amigos que convidei acharam que não tinham pedalada para isto”, brincou.
A chegada a Faro está prevista para quarta-feira mas antes, no domingo, Filipe chega a Abrantes pela EN2, sendo recebido por amigos na Sociedade da Bemposta para um almoço convívio. Depois segue para o final da rota da EN2, no Algarve, onde espera chegar bem e ficar uns dias “a usufruir”.
A Estrada Nacional 2 é a maior em território nacional e a terceira maior do mundo, com mais de 730 kms de extensão.

A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada de maior extensão do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 738,5 em Faro (originalmente teria um total de 739,260 Kms, terminando na baixa da cidade), passando por onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), sete províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alentejo e Algarve), quatro serras, 11 rios e 29 concelhos