Lontra no rio Nabão. Foto: Luís Ribeiro

Lontra-europeia (Lutra lutra) – Espécie autóctone em território nacional continental.  A Lontra-europeia está associada a zonas húmidas de água doce podendo, contudo, ocorrer também em águas salobras ou mesmo em ambientes litorais de água salgada. Em Portugal, apresentam uma distribuição relativamente ampla e são consideradas uma das populações mais vastas do Sul da Europa.

Alimenta-se, maioritariamente, de peixes, embora possa predar também roedores, aves aquáticas, anfíbios, invertebrados e vários insetos.

É essencialmente noturna, com um período de inatividade a meio da noite, muito esquiva à presença humana. Constrói abrigo na margem, apresentando uma abertura subaquática e uma de ventilação. Podem viver entre os 6 e os 8 anos.

*Registo efetuado nas margens do rio Nabão – Tomar.

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *