Abelharucos. Foto: Luís Ribeiro

Abelharuco (Merops apiaster) – As cores do Abelharuco entre a avifauna que ocorre em Portugal, é o que chama mais a atenção, dando-lhe algum exotismo. Inconfundível. É uma ave de tamanho médio, muito colorida.

Alimenta-se de insetos, muitas vezes abelhas, o que lhe valeu o seu nome comum. As suas presas prediletas são as abelhas, vespas e, de vez em quando, coleópteros e libélulas apanhando-as em acrobáticos voos.

O Abelharuco é estival e chega geralmente a Portugal em abril, estando presente até setembro. Não é comum em todo o país, mas é possível observá-lo em quase toda a região do Médio Tejo.

*Registo efetuado em Montalvo

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *