A albufeira de Castelo de Bode, em Ferreira do Zêzere, tem um ex-líbris como poucos: rodeada por uma área florestal, a Praia Fluvial da Castanheira, mais conhecida como “Lago Azul”, oferece excelentes condições nesta época em que as temperaturas convidam a banhos.

Em 2012, esta praia foi uma das 70 pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Situa-se no local de Castanheira e chega-se até lá, partindo de Ferreira do Zêzere, descendo um caminho bastante sinuoso, com uma densa vegetação de ambos os lados.

O autarca Jacinto Lopes destaca as águas cristalinas do Lago Azul. Foto: mediotejo.net

“É uma praia com águas limpas, cristalinas, num sítio muito bonito. Tem água de excelente qualidade e que este ano tem estado nos 26, 27 graus, a fazer lembrar o clima tropical, e que permite estar dentro do rio bastante tempo”, refere Jacinto Lopes, presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, convidando à prática de desportos náuticos neste local do concelho, que considera idílico.

O espaço para os banhistas colocarem a toalha não é muito grande — verificamos que, por causa disso, a escadaria de acesso está mesmo lotada de toalhas de praia — e o estacionamento para carros também é difícil de arranjar. São duas das principais críticas dos banhistas com quem falámos – entre os quais um grupo de escuteiros vindos de Setúbal e que escolheram o lago Azul para a prática de canoagem.

IMG_7704
O Lago Azul é um local perfeito para a prática de desportos náuticos ou apenas um passeio. Foto: mediotejo.net

De qualquer modo, a praia fluvial está dotada de uma piscina flutuante onde cabem mais alguns banhistas, sendo o cenário ideal para a prática de diversos desportos náuticos como windsurf, ou passeios de kayak e gaivota.

Ao fundo, um barco branco destaca-se no azul da albufeira. Está carregado de passageiros a desfrutarem de um passeio. Ali perto, já está em funcionamento o cable park do Lago Azul, que aproveita o movimento do campeonato do mundo para ser cada vez mais conhecido.

IMG_7705
A praia da Castanheira tem uma plataforma para banhistas. Foto: mediotejo.net

A praia do Lago Azul dispõe ainda de vigilância, posto de socorros, recolha de lixo, sanitários, limpeza de praia, acesso a deficientes e ainda uma área para estacionamento. É também apoiada pelo “Maven” Café, que faz lembrar um típico bar californiano. Aberto em maio deste ano e com 48 lugares, é também uma escola de wakeboard e, por isso, não estranhe se for comer uma refeição leve rodeado de pranchas e fatos de neopreno. Se não optar por ir a banhos, sempre pode desfrutar da paisagem verde e azul, como há poucas.

Já recebe a nossa newsletter? Todas as sextas-feiras enviamos-lhe uma seleção dos artigos que marcam a atualidade da região e um guia com as melhores sugestões para planear o seu fim de semana. É grátis, basta inscrever-se aqui.

[wysija_form id=”1″]

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *