A albufeira de Castelo de Bode, em Ferreira do Zêzere, tem um ex-líbris como poucos: rodeada por uma área florestal, a Praia Fluvial da Castanheira, mais conhecida como “Lago Azul”, oferece excelentes condições nesta época em que as temperaturas convidam a banhos.
Em 2012, esta praia foi uma das 70 pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Situa-se no local de Castanheira e chega-se até lá, partindo de Ferreira do Zêzere, descendo um caminho bastante sinuoso, com uma densa vegetação de ambos os lados.

“É uma praia com águas limpas, cristalinas, num sítio muito bonito. Tem água de excelente qualidade e que este ano tem estado nos 26, 27 graus, a fazer lembrar o clima tropical, e que permite estar dentro do rio bastante tempo”, refere Jacinto Lopes, presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, convidando à prática de desportos náuticos neste local do concelho, que considera idílico.
O espaço para os banhistas colocarem a toalha não é muito grande — verificamos que, por causa disso, a escadaria de acesso está mesmo lotada de toalhas de praia — e o estacionamento para carros também é difícil de arranjar. São duas das principais críticas dos banhistas com quem falámos – entre os quais um grupo de escuteiros vindos de Setúbal e que escolheram o lago Azul para a prática de canoagem.

De qualquer modo, a praia fluvial está dotada de uma piscina flutuante onde cabem mais alguns banhistas, sendo o cenário ideal para a prática de diversos desportos náuticos como windsurf, ou passeios de kayak e gaivota.
Ao fundo, um barco branco destaca-se no azul da albufeira. Está carregado de passageiros a desfrutarem de um passeio. Ali perto, já está em funcionamento o cable park do Lago Azul, que aproveita o movimento do campeonato do mundo para ser cada vez mais conhecido.

A praia do Lago Azul dispõe ainda de vigilância, posto de socorros, recolha de lixo, sanitários, limpeza de praia, acesso a deficientes e ainda uma área para estacionamento. É também apoiada pelo “Maven” Café, que faz lembrar um típico bar californiano. Aberto em maio deste ano e com 48 lugares, é também uma escola de wakeboard e, por isso, não estranhe se for comer uma refeição leve rodeado de pranchas e fatos de neopreno. Se não optar por ir a banhos, sempre pode desfrutar da paisagem verde e azul, como há poucas.
Já recebe a nossa newsletter? Todas as sextas-feiras enviamos-lhe uma seleção dos artigos que marcam a atualidade da região e um guia com as melhores sugestões para planear o seu fim de semana. É grátis, basta inscrever-se aqui.
[wysija_form id=”1″]
Graag ontvang ik een nieuwsbrief