O Mação tropeçou em Ourém (1-1) e o Fazendense voltou a ganhar quatro pontos de avanço na reta final do campeonato e está mais perto de se sagrar campeão distrital. Destaque ainda para a fase final da 2ª divisão, fase de subida à Liga 3, última jornada da fase de grupos do Inatel e da Liga futsal.
Na 1ª distrital, o líder Fazendense venceu 3-0 o Torres Novas e aumentou para quatro pontos a vantagem sobre o Mação, que não foi além de um empate em Ourém (1-1). O AREPA venceu o União de Tomar e regressou ao 3º lugar. Acesa continua a luta para definir duas das três equipas que descem de divisão, a três jornadas do fim. O Tramagal (oito pontos) é o único com descida certa à 2ª divisão, com Entroncamento (23 pontos), Riachense (19) e Cartaxo (19) a lutarem ainda por um lugar que assegure a manutenção.
1ª divisão distrital –27 ª jornada – domingo, 3 maio – 17h00

| 1ª divisão | Resultados | 27ª jornada | Hora |
| Fazendense | 3-0 | Torres Novas | 17h00 |
| Ouriense | 1-1 | Mação | 17h00 |
| Tramagal | 1-2 | Amiense | 17h00 |
| Cartaxo | 2-2 | Entroncamento | 17h00 |
| Águias Alpiarça | 3-0 | Riachense | 17h00 |
| Abrantes | 3-3 | Pontével | 17h00 |
| Porto Alto | 3-1 | União Tomar | 17h00 |
| *Coruchense | 2-1 | Alcanenense | 17h00 |
Confira AQUI os resultados da jornada e a classificação da 1ª divisão da AF Santarém.
2ª Divisão Distrital – 1ª jornada (fase apuramento de campeão) – domingo -3 maio
Jogou-se este domingo, 3 de maio, a 1ª jornada da fase de subida e apuramento de campeão da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém. A época desportiva 2025-2026 iniciou com a participação de 24 equipas, divididas por duas séries, tendo sido apuradas três de cada grupo. A segunda fase joga-se a duas voltas, todos contra todos. Sobem três equipas à 1ª divisão distrital e a mais pontuada sagra-se campeã.

| 2ª divisão | 2ª Fase | 1ª jornada | Hora |
| Vasco da Gama | 3-1 | Moçarriense | 17h00 |
| Atalaiense | 0-1 | CP Pego | 17h00 |
| Ouriquense | 2-0 | Salvaterrense | 17h00 |
Confira AQUI os resultados da 1ª jornada da segunda fase da 2ª divisão distrital da AF Santarém.
Campeonato Portugal – Sernache empata com Malveira na luta pela subida à Liga 3
O Vitória de Sernache entrou a ganhar na 1ª jornada da fase de subida à Liga 3, na visita a Oliveira do Hospital, onde venceu por 1-2. Este domingo, empatou 0.0 na receção ao Malveira, e segue em lugar de subida de divisão. Vitória de Sernache e Louletano, que jogam em Loulé na próxima jornada, lideram a tabela, com 4 pontos, seguidos por Malveira e Oliveira do Hospital, ambos com um ponto conquistado.
A equipa de Natan Costa assegurou o primeiro lugar da Série C do Campeonato de Portugal, garantindo o acesso à fase de subida à Liga 3, que é disputada por oito equipas divididos em duas séries.

Os 1.ºs e 2.ºs classificados de cada série são promovidos à Liga 3 Placard, sendo que os vencedores dessas duas séries vão discutir o título de campeão nacional em final que será realizada no Estádio Nacional.
A equipa do concelho da Sertã integra a Série B, sendo a mesma composta por AC Malveira, GD Vitória Sernache, Louletano DC e FC Oliveira do Hospital. Confira os resultados da 2ª jornada AQUI.
Liga 3 – União de Santarém empata Os Belenenses
A União Desportiva de Santarém (UDS) viajou no sábado até Lisboa para defrontar Os Belenenses, atual 3º classificado, tendo empatado 1-1. A UDS soma agora nove pontos (duas vitórias, três empates e sete derrotas) e divide com o Trofense o último lugar da fase de apuramento de campeão da Liga 3, com 11 golos marcados e 17 sofridos. No domingo, dia 10 de maio, a UDS viaja Amarante para defrontar o líder.
A segunda fase de apuramento de campeão é disputada por oito clubes, que jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante. O grupo é composto por oito equipas: Belenenses, Mafra, Académica, UDS, Guimarães “B”, Amarante, Trofense e Varzim.
O primeiro e segundo classificados sobem à II Liga da época seguinte. O primeiro classificado desta fase é considerado o campeão da prova. O 3.º classificado disputa um play-off com o clube classificado em antepenúltimo da II Liga. Confira AQUI os resultados da 12ª jornada e o calendário da segunda fase.
Futebol Inatel | 9ª jornada (última)– Série de apuramento de campeão – 2 e 3 de maio
Após uma fase de grupos intensa, jogou-se este fim de semana a última jornada da 2.ª Fase da Liga Inatel, com as equipas divididas entre a Série 1 (Apuramento de Campeão) e a Série 2 (Liga Reconhecimento). Nesta ronda, as equipas defrontaram-se num sistema de todos contra todos, a uma única volta. A grande surpresa foi o Alcaravela, campeão em título, que falhou o apuramento para a fase a eliminar.

As Séries A1 e B1 reuniam as equipas que lutam pelo título de campeão, que está nas mãos do Alcaravela. As 18 equipas foram divididas em dois grupos de 9 sendo apuradas as primeiras quatro de cada série para os quartos de final da competição.
Na série A1, a Sabacheira fecha na liderança isolada com 18 pontos, seguido pelo Seiça e Envendos, ambos com 14, e pela Tramaga, que somou 13 pontos. O Alcaravela ficou em 5º lugar, com 12 pontos, seguido pelo Semideiro (9 pontos), Lobos do Carvalhal, com 8, Alcobertas (6 pontos) e Concavada (2).
Na Série A1 (Norte) – Na última jornada, a Sabacheira venceu o Seiça )1-0), ao passo que o Alcaravela, campeão em título, empatou em Envendos (2-2) em jogo que precisava vencer. A Tramaga ganhou na Concavada (1-2) e o Semideiro perdeu com o Alcobertas (1-2). Folgaram os Lobos do Carvalhal.
Série A1: Apurados: GDR Sabacheira, GDC Seiça, CSCD Envendos, GDRC Tramaga. Ficaram pelo caminho a ACDR Lobos Carvalhal, Alcobertas FC, GD Alcaravela, CDR Concavada e CD Semideiro.
Série B1: Apurados; SRC Pegões, ADCR Paço dos Negros, JU Figueirense, CF Estevense. Ficaram pelo caminho o GD Carapuçanense, UDR Vale da Pinta, SC Barrossense, ADR Areias e CP Lavre.

O sorteio dos jogos das meias finais está agendado para segunda-feira, dia 4 de maio.
Série 2 – 9ª jornada – Liga Reconhecimento – Dias 2 e 3 de maio
A Liga Reconhecimento conta com 26 equipas distribuídas por três grupos, com oito a procurar um lugar na fase final desta competição, que foi conquistada pelo Semideiro na época desportiva transacta.
Os clubes que garantiram o apuramento nesta série são o GDR Esparteiros, o CPCD Sentieiras, o GDR Carvoeiro e a UD Chamusca. A lista completa de equipas apuradas inclui ainda o Bemposta FC, a UDRVN Rainha, o SC Santanense e o CSCD Montinhos dos Pegos.

Na Série A2, o Sentieiras venceu o Matas (1-0) e o Bairrense a Freixianda (4-1). A Casa do Povo de Mouriscas perdeu por 3-0 na visita o Carvoeiro ao passo que os Esparteiros vencerem 1-5 em Casais de Revelhos. Nesta 9ª jornada folgou o Vilarregense.
Na Série B2, o S. Miguel Rio Torto perdeu com a Água Travessa (1-2) e a Chamusca venceu o Malaqueijo (3-0). Já a Azinhaga perdeu 2-1 em Alvega e o São Facundo 0-2 com a Bemposta.
Regras de Apuramento
Na Série 1, apuraram-se os quatro primeiros de cada grupo. Já na Liga Reconhecimento, garantiram a passagem os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros classificados (calculados pelo quociente entre pontos e jogos). Confira AQUI os resultados da 9ª jornada da 2ª fase da Liga Inatel.
Liga futsal | Eléctrico e Ferreira do Zêzere carimbam presença na final eight
O Eléctrico contou com o apoio dos seus adeptos para levar de vencida o Caxinas por 5-1, resultado que permitiu, não só carimbar a permanência no nacional de futsal, como assegurou à equipa de Ponte de Sor um lugar na final eight, ao beneficiar de uma conjugação de resultados e da derrota do Fundão. O Eléctrico ficou em 8º lugar, com 22 pontos.

Na ronda 22 da Liga Placard, última jornada da fase regular, o Ferreira do Zêzere, por sua vez, venceu em Braga (3-5) e ficou no 6º lugar, com 33 pontos. Confira AQUI os resultados e a classificação atualizada.
Hóquei – Sporting de Tomar despede-se com derrota perante a Sanjoanense
No campeonato nacional de hóquei em patins, o Sporting Clube de Tomar perdeu com a Sanjoanense por 3-4, na última jornada da fase regular. Com esta derrota, o SC Tomar, somou 26 pontos e fica no 10º lugar, posição que não permite disputar o play-off.. Será a primeira vez que tal sucede, desde o regresso do clube à I Divisão, em 2020.

Ao longo de 26 jornadas, 14 clubes disputaram a Fase Regular até ao dia 2 de maio. Seguem-se os play-off, cujo jogo de arranque dos quartos-de-final está previsto para o dia 16 deste mês. O Sporting de Tomar fechou a época desportiva 2025-2026.
Confira AQUI os resultados da última jornada e a classificação atualizada.

