O PSD recomendou à Câmara de Tomar investimento nas praias fluviais de Castelo de Bode. Foto: mediotejo.net

Os vereadores do PSD da Câmara Municipal de Tomar fizeram uma recomendação ao executivo camarário de maioria PS, liderado por Anabela Freitas, no sentido de se investir “definitivamente na criação de praias” na albufeira de Castelo de Bode, criando nessa perspetiva “infraestruturas e equipamentos para que essas zonas balneares tenham as condições mínimas de fruição pelos banhistas e possam contribuir para o desenvolvimento turístico e económico da região”.

A recomendação seguiu pela voz do vereador Luís Ramos, que falava com base na última distinção de água “Qualidade de Ouro 2020”, atribuída pela Quercus às praias fluviais de Alverangel e Vila Nova-Serra.

O vereador criticou o facto de, em mais um ano, não ter sido atribuída nenhuma Bandeira Azul a praias fluviais tomarenses, uma vez que “não existe no concelho qualquer praia que cumpra os requisitos necessários como seja estar dotada de equipamentos complementares (balneários públicos, por exemplo) ou nadadores-salvadores”.

Por outro lado, lamentou que a praia fluvial de Montes não tenha sido incluída na listagem de praias “Qualidade de Ouro 2020”.

“O tema é recorrente, mas não podemos deixar de voltar a insistir. Tendo em conta esta classificação que reconhece a qualidade da água nas praias da Albufeira do Castelo do Bode no território do concelho, importa investir definitivamente na criação de praias nessa albufeira, criar infraestruturas e equipamentos para que essas zonas balneares tenham as condições mínimas de fruição pelos banhistas, e possam contribuir para o desenvolvimento turístico e económico da região”, disse Luís Ramos.

Quanto a este assunto, o vereador e vice-presidente da autarquia, Hugo Cristóvão (PS), fez notar que há três projetos a decorrer, além do projeto previsto para a parte tomarense da praia fluvial de Agroal, com a Rota do Canhão do Agroal.

Os três projetos incluem a praia fluvial dos Montes, onde já estão instalados os equipamentos de wakeboard, estando ali instalado um dos cinco cable parks do Médio Tejo.

“O projeto do arranjo das margens e de colocação de alguns equipamentos na praia fluvial dos Montes, assim como o da praia de Alqueidão que ganhou o último Orçamento Participativo realizado pelo Município. Estes dois projetos estão em fase de parecer da APA”, indicou.

O terceiro projeto insere-se na praia de Vila Nova (Serra), que teve parecer negativo da APA inicialmente. “O projeto não foi conduzido num primeiro momento pelo município, mas sim pela Junta de freguesia de Serra e Junceira. Quase só tivemos conhecimento do projeto em si depois de chegar o parecer da APA. Agora está o município a reconduzir o processo, em parceria com a Junta de freguesia, no sentido de refazer ou melhorar o projeto para que o parecer venha a ser positivo”, contextualizou Hugo Cristóvão.

Todos os projetos incluem colocação de equipamentos, melhoria de acessibilidades e da comodidade no uso da praia.

“Para estas três praias há projetos, estão a andar e esperemos que sejam uma realidade o quanto antes”, disse.

Ainda assim, Hugo Cristóvão lembrou que quanto à praia de Alverangel não há grandes hipóteses de avançar, tendo em conta o litígio em tribunal quanto aos acessos, que envolve a Junta de freguesia de São Pedro e privados. “Enquanto não houver solução de acesso, não vale a pena investir em projetos ou soluções que depois não possam ser executadas”, concluiu.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Espero que os processos das praias fluviais de Tomar avancem para serem uma realidade com a brevidade possivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.