Colégio Nun'Álvares, em Tomar. Foto: CMT

No feriado de 1 de dezembro (quarta-feira) pelas 11 horas, a Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do novo livro “O Colégio Nun’Álvares em Tomar – Projectos e obras”, da autoria de Anabela Mendes Moreira e Inês Domingues Serrano. Neste dia decorrerá o habitual encontro dos antigos alunos do Colégio, cuja Associação é co-organizadora do evento de lançamento.

Este livro sobre a vertente urbanística do Colégio Nun’Álvares nasce de uuma edição do Município em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar,  e “reúne a análise do conjunto de projetos de arquitetura e engenharia referentes ao complexo educativo do Colégio Nun’Álvares, produzidos entre 1952 e 1968, colmatando uma lacuna até agora existente na bibliografia de índole tomarense”, avança a autarquia em nota de imprensa.

“Para além do inegável interesse no que se refere àquele estabelecimento de ensino que teve grande impacto não só localmente, mas a nível nacional e mesmo nos então territórios ultramarinos, o livro aborda temáticas de interesse geral para os tomarenses, na perspetiva do urbanismo da cidade no século XX”, pode ler-se.

Também constam desta obra figuras incontornáveis da arquitetura e construção civil relacionadas com este complexo educativo, caso de Amândio Pinto Marcelino, João Pedro da Mota Lima e Raul dos Santos Coito.

O livro ficará à venda a partir a partir do dia 1 de dezembro na Biblioteca Municipal e no Posto de Turismo de Tomar.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.