O Município de Tomar vai lançar uma nova revista cultural da sua responsabilidade, denominada Cadernos Culturais Nabantinos. O lançamento do primeiro volume acontece este sábado, dia 19, pelas 15h00 no no Complexo Cultural da Levada de Tomar e integra as comemorações dos Dias de Thomar.
A autarquia explica que esta nova edição é inspirada no antigo Boletim Cultural da Câmara Municipal de Tomar, mantendo os “objetivos específicos de investigação e de transferência de conhecimento para o território, este projeto atesta, assim, a evolução e a mais valia da aposta na qualificação dos recursos humanos do Município, nomeadamente da Divisão de Turismo e Cultura e do próprio Gabinete de Museologia e Património Cultural”.
A publicação surge de uma “simbiose entre a equipa técnica municipal e um conjunto de especialistas e investigadores nacionais, com diferentes ligações à cidade de Tomar e profissionalmente reconhecidos a nível nacional e internacional”, lê-se em nota de imprensa.
Este projeto desdobrar-se-á em diferentes áreas, desde a História, a Arqueologia, o Património e os Eventos, além de apresentar “reflexões e resultados sobre diferentes temas relacionados com o concelho de Tomar”.
Serão autores e colaboradores desta nova revista cultural nomes como Agripina Carriço Vieira, Anabela Moreira, Brian Mackay, Carlos Batata, Célio Gonçalo Marques, Daniela Craveiro, Ernesto Jana, Graça Barão, Hermínia Sol, Inês Serrano, João Victal, Jorge Rodrigues da Silva, Leonor Pires, Luís Mota Figueira, Luiz Oosterbeek, Maria José Ferro Tavares, Sara Bento Moucho, Sónia Sofia Bastos, Teresa Desterro, Teresa Sofia Bandeira Duarte e Vítor Serrão.
O nº1 da revista cultural reveste-se de especial importância, sendo assumido pela direção e coordenação da publicação tratar-se de “uma saudosa homenagem ao Professor Carlos Veloso, professor e investigador de História que tanto contribuiu para a investigação e apresentação do património local e que iria figurar como autor desta publicação, formalizada por uma nota inicial do Doutor Vítor Serrão, Vice-Presidente da Academia Nacional de Belas Artes e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa”.
Após o lançamento do primeiro volume dos Cadernos Culturais Nabantinos será apresentada a temática central do segundo volume desta revista, que deverá sair em novembro de 2022.
