O prémio Rádio do CNID 020 foi para a Hertz, de Tomar. Foto: DR

A rádio Hertz, de Tomar, foi uma das vencedoras dos prémios do ano atribuídos pela Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID), conquistando o Prémio Artur Agostinho. Na pasta da comunicação social, foi ainda atribuído a Rui Santos (SIC) o prémio Jornalista, enquanto José Moreira (Record) arrecadou o galardão de Fotógrafo e Rita Latas (Sportv TV) foi considerada a Revelação. O prémio Rádio foi para a Hertz, de Tomar.

Contactado pelo mediotejo.net, Paulo Pereira, da equipa desportiva da Hertz, disse que este prémio constituiu-se como “uma agradável surpresa”, tendo lembrado que o programa Hertz Desportivo é “um dos mais antigos em Portugal”, e que “desde fevereiro de 1983 (ainda no tempo das rádios piratas e legalizada a 9 de junho de 1989) , que a Rádio Hertz sempre acompanhou o desporto”.

“Quando em 2016 aceitei o desafio de fazer parte de um projeto com história, nunca pensei em prémios. Trabalhamos de forma positiva com rigor, qualidade e profissionalismo e quero, por isso, dedicar este prémio CNID a todos que fazem ou fizeram parte da equipa desportiva da Rádio Hertz e agradecer especialmente aos ouvintes, patrocinadores e aos grandes responsáveis por esta dinâmica, João Franco e António Feliciano”, afirmou.

Para Paulo Pereira, este prémio “representa uma humilde contribuição para a história do jornalismo desportivo radiofónico em Tomar/Portugal. Fiéis às origens, continuamos a ouvir desporto e a dar antena a quem são os protagonistas”, concluiu.

São mais de 30 anos de luta e de ligação à comunidade, sempre com grande atenção ao desporto. João Franco é o diretor de uma equipa que, se não é grande em número, tem grande coração. Paulo Pereira e Rui Bugalhão são os “homens do desporto” da Rádio Hertz.

Ciclista Maria Martins vence prémio CNID na categoria atleta

Quanto aos demais premiados, a ciclista Maria Martins venceu o prémio Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID), na categoria atleta, enquanto Norberto Mourão conquistou na categoria de Paralímpico, anunciou a organização.

Maria Martins, de 21 anos, foi medalha de prata no Europeu em eliminação e bronze em scratch, enquanto no Mundial alcançou o bronze em eliminação.

“Uma excecional atleta de pista e de estrada e que logo nos juniores deu nota da sua classe em provas internacionais. Os resultados atuais fazem dela já uma das melhores atletas de sempre do desporto português”, lê-se no comunicado do CNID.

Quanto a Norberto Mourão, o atleta de paracanoagem do Sporting sagrou-se em 2020 vice-campeão mundial na prova de VL2 200 metros da Taça do Mundo, disputada em Szeged, na Hungria, local onde um ano antes tinha garantido a primeira vaga de sempre da paracanoagem portuguesa nos Jogos Paralímpicos, que estão previstos para Tóquio, em 2021.

O CNID galardoou ainda a Federação Portuguesa de Ciclismo com o prémio Federação e o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, com o prémio Prestígio.

A entrega dos galardões ocorrerá “em data, circunstâncias e local a definir”, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

Já os vencedores dos troféus de Atleta do Ano (masculino e feminino) serão conhecidos em dia 30 de dezembro.

Maria Martins é uma das nomeadas para o prémio Atleta do ano, juntamente com a judoca tomarense Telma Monteiro e a canoísta Joana Vasconcelos.

No lado masculino, estão nomeados os pilotos Miguel Oliveira (MotoGP), António Félix da Costa (Fórmula E), Filipe Albuquerque (Resistência) e Duarte Benavente (Motonáutica), e o ciclista João Almeida.

C/LUSA

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.