Foto: mediotejo.net

O Município de Tomar assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios através do lançamento de um vídeo promocional da Central Elétrica de Tomar, no Complexo Cultural da Levada. Tal surgiu na sequência do repto lançado pela Direção Geral do Património Cultural que desafiou todos os municípios a celebrar este dia através dos meios digitais, ultrapassando as contingências impostas pela atual pandemia.

O Município de Toma partilhou assim, nas redes sociais, um vídeo que revisita este património local nabantino convertido em Núcleo Museológico, inaugurado ao público no final de março deste ano, durante os Dias de Thomar.

Recorde-se que o Núcleo Museológico da Central Elétrica de Tomar “mostra e reflete a memória daquele importante equipamento industrial nas suas diferentes dimensões materiais e imateriais. Apresenta diferentes grupos de produção de energia elétrica, assim como a história da eletrificação em Tomar. Inaugurada a 1 de julho de 1901, distingue Tomar como uma das primeiras cidades do país a dispor de iluminação pública elétrica”, lê-se na informação do município.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *