Foto: Helena Lopes/Pexels

O Canil e Gatil Intermunicipal de Tomar está a dinamizar uma campanha de incentivo à adoção de cães e gatos, com o mote “Amor de verdade não se compra, encontra-se. Adote um amigo”. Os animais são entregues para adoção esterilizados (cães adultos e gatos de todas as idades), com oferta de microchip e vacinação anti-rábica. Os interessados devem visitar as instalações do canil-gatil, na zona industrial de Tomar, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas e ao sábado das 9 às 13 horas.

Na última reunião de Câmara o vereador responsável por este pelouro, Hélder Henriques, deixou um apelo de sensibilização à comunidade tomarense e da região para as adoções responsáveis de modo a reduzir a população residente no canil e gatil de Tomar.

Na sua intervenção, Hélder Henriques deu conta dos últimos dados de balanço da atividade do canil e gatil, sendo que a 31 de dezembro de 2021 contabilizaram-se 173 cães a residir no canil e 93 gatos no gatil.

Até ao mesmo período foram ainda capturados 15 canídeos e entregues no canil 2, sendo que 4 foram restituídos e ainda 9 foram adotados. Por outro lado foram efetuadas 9 esterilizações.

Quanto aos gatos, foram capturados 18 e 3 foram entregues no gatil. Contaram-se 17 adoções e 28 esterilizações. Três felinos tiveram de ser eutanasiados.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.