O Canil e Gatil Intermunicipal de Tomar está a dinamizar uma campanha de incentivo à adoção de cães e gatos, com o mote “Amor de verdade não se compra, encontra-se. Adote um amigo”. Os animais são entregues para adoção esterilizados (cães adultos e gatos de todas as idades), com oferta de microchip e vacinação anti-rábica. Os interessados devem visitar as instalações do canil-gatil, na zona industrial de Tomar, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas e ao sábado das 9 às 13 horas.
Na última reunião de Câmara o vereador responsável por este pelouro, Hélder Henriques, deixou um apelo de sensibilização à comunidade tomarense e da região para as adoções responsáveis de modo a reduzir a população residente no canil e gatil de Tomar.
Na sua intervenção, Hélder Henriques deu conta dos últimos dados de balanço da atividade do canil e gatil, sendo que a 31 de dezembro de 2021 contabilizaram-se 173 cães a residir no canil e 93 gatos no gatil.
Até ao mesmo período foram ainda capturados 15 canídeos e entregues no canil 2, sendo que 4 foram restituídos e ainda 9 foram adotados. Por outro lado foram efetuadas 9 esterilizações.
Quanto aos gatos, foram capturados 18 e 3 foram entregues no gatil. Contaram-se 17 adoções e 28 esterilizações. Três felinos tiveram de ser eutanasiados.